3drivers submete paper à WASTES

Artigo centra-se na análise da prossecução das metas definidas para a gestão de RU para 2035

07/06/2019

Inovação e Desenvolvimento

Aproveitámos a passagem do Dia Mundial do Ambiente para submeter um short paper à conferência WASTES, que será em setembro na Costa da Caparica.

O artigo, de António Lorena e Sofia Carvalho, centra-se na análise de 3 cenários de gestão dos Resíduos Urbanos (RU) em Portugal e na prossecução das metas definidas para a gestão de RU para 2035.

A conclusão geral (e previsível) é que será difícil atingir estas metas,  dado que o desempenho, particularmente dos sistemas de recolha seletiva, terá de ser muito elevado. Taxas de recolha seletiva de 75-90% em todos os principais tipos de RU e taxas de desperdício na operação de triagem de RU próximas de 0, serão condições necessárias. Este trabalho mostra também que a prevenção da produção de RU não suavizará as condições de desempenho, mas poderá implicar uma redução dos investimentos necessários na recolha e tratamento de RU. Além disso, os "novos" tipos de RU para os quais a Diretiva de Resíduos exige sistemas de recolha seletiva terão de ser tratados com os mesmos padrões de elevado desempenho. Se estes não forem eficientes, a pressão recairá sobre outros RU, como por exemplo as embalagens, e num nível irrealista.

Tal desde 2003, na 3drivers continuamos a assumir o compromisso com a inovação e excelência nesta área.