Este projeto teve como objetivo avaliar o contributo ambiental dos modelos de embalagens reutilizáveis no contexto do take-away e do grande consumo, contextualizando assim as obrigações definidas atualmente na legislação nacional. Promovido pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), com este projeto pretendeu-se também contribuir para a definição de políticas coerentes, sustentáveis e alinhadas com os objetivos ambientais.
A abordagem metodológica considerou a análise do enquadramento legal e estratégico e o benchmark de modelos técnicos de reutilização, incluindo soluções de reenchimento, de devolução e destinadas às empresas (Business to business). Especificamente para as embalagens de take-away foi realizada a avaliação de ciclo de vida e avaliação económica, a par de análise de barreiras e oportunidades entre as soluções de uso único e reutilizáveis. Já para o grande consumo, que incluíu a análise de embalagens primárias, secundárias, terciárias e destinadas ao comércio eletrónico, o estulo considerou a realização da avaliação ambiental e de viabilidade dos diversos modelos e soluções de reutilização.
Como corolário deste projeto foi possível avançar com recomendações de política pública. Entre estas considera-se a definição de políticas suportadas em evidências das mais-valias ambientais, a implementação de soluções com escala e a harmonização do quadro legal nacional face ao previsto a nível europeu.