Este projeto teve como principal objetivo sensibilizar, capacitar e qualificar o setor da extração e transformação do granito e rochas similares para as temáticas da economia circular, ecoinovação e impactes ambientais.
Assim, o projeto compreendeu a elaboração de um relatório de diagnóstico da situação atual do referido setor, considerando o mapeamento e a realização de inquéritos às empresas da sub-região do Tâmega e Sousa. Os resultados obtidos permitiram também dotar a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) com conhecimento para a definição de uma estratégia de intervenção, no sentido da promoção da economia circular e ecoinovação no referido setor.
Numa segunda fase do projeto foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas circulares e ecoinovadoras aplicadas ao setor do granito e rochas similares. Este manual, que apresenta 27 ações e boas práticas distribuídas por 6 eixos estratégicos, resultou de um processo participado pelas empresas do setor, nomeadamente em atividades de design thinking, que complementou o benchmark realizado.